Linguagem Digital na Educação Infantil

Olá,

Estou estreando o blog com o post sobre a formação de professores na Linguagem Digital para a Educação Infantil. Segundo a PBH “a proposta desta formação prevê a efetiva incorporação das tecnologias da Linguagem Digital no cotidiano pedagógico das instituições de Educação Infantil a partir das concepções construídas no Documento de Proposições Curriculares para a  Educação Infantil de Belo Horizonte” .

Neste blog irei cumprir três dos itens apresentados no Termo de Compromisso  do qual concordamos em garantir:

– realização de registros escritos de todo o processo das discussões na SMED e no interior de sua instituição;

– repasse simultâneo e contínuo das formações em sua instituição;

– fomento das discussões em sua instituição com o retorno das dúvidas e questionamentos ao grupo da formação;

O blog também tem como objetivo compartilhar entre as Umeis e Creches conveniadas, que estão participando da formação, o repasse para os professores e os projetos realizados com as crianças.

A Formação é oferecida pela SMED/PBH com a carga horária total do Módulo – 1 de 15 encontros, perfazendo 45 horas. Entre os itens apresentados no documento de Orientações Gerais destaco a opção em utilizar o Libertas que é o Sistema Operacional que a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza em seus computadores baseado no software livre o GNU/Linux.

O documento de Orientações Gerais também apresenta a indicação de qual distribuição do Linux podemos instalar em nossos computadores pessoais. A justificativa de que devemos usar o Linux em outros ambientes e não somente na escola em que trabalhamos foi muito focada na incompatibilidade dos Sistemas Operacionais. Segundo relato dos formadores os participantes do módulo I em 2014 desenvolviam seus trabalhos em computadores com o sistema operacional Windows e ao abrir seus arquivos em computadores com o Linux havia incompatibilidade dos recursos utilizados. Em um outro post irei publicar sobre a experiência de instalar e configurar o Linux Mint, que foi a distribuição indicada, e do uso que farei dos softwares nas minhas tarefas diárias no computador.

No que diz respeito aos formadores e os departamentos envolvidos o documento Orientações Gerais o item 9 diz: “A coordenação é de responsabilidade da GECEDI e da GPLI”. Pesquisando no site da PBH encontrei o SIOM Sistema de Informações Organizacionais do Município. Nele é possível conhecer o organograma da prefeitura e sua chefias diretas, mas não é possível saber o trabalho que cada um desenvolve. Farei apresentação dos formadores e dos seus departamentos em um outro momento.

A PBH também disponibiliza um Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvida no Moodle. O acesso é permitido com o usuário e senha do email institucional da PBH. Feito o login você poderá inscrever-se no Linguagem Digital – Módulo I clicando no link Secretaria Municipal de Educação – SMED e na próxima tela em Educação Infantil. Feito isso você terá acesso ao material disponibilizado pela GECEDI durante a formação. Todos os encontros serão gravados e o áudio será disponibilizado nesta ferramenta.

Além da documentação do curso apresentado ao longo do texto através de links segue os textos para leitura e a apresentação feita pelos formadores.

– Apresentação sobre Planejamento (24/02)

Apresentação do 1º encontro da formação Linguagem Digital  (25/02)

-Texto: Crianças na era digital

-Texto: Aproveitando a tecnologia para promover o desenvolvimento das crianças

– Texto: A escola nativa digital e seus professores órfãos pedagógicos

Para o próximo encontro que acontecerá dia 11/03 teremos que:

– apresentar o levantamento dos equipamentos da instituição;

– levar uma câmera fotográfica digital;

– ter realizado o repasse aos professores sobre o início da formação tanto do conteúdo da aula de Planejamento quanto da Linguagem Digital;

– e apresentar a escola o projeto de coleta de doações para montar “faz de conta digital”;

Abraços,

3 comentários sobre “Linguagem Digital na Educação Infantil

  1. Entre as várias questões apresentadas no primeiro encontro uma das que me fez refletir e me motivar a criar esta página foi concordar que o uso que fazemos da internet é muito parecido com o uso que fazemos da tv. Ficamos estáticos na frente da tela recebendo informação de forma passiva.
    Vocês também concordam com essa afirmação?

    Curtir

  2. Adorei a abertura do blog…conhecimentos são para apropriar e difundir.
    O curso Linguagem Digital 1 faz parte de um Projeto Piloto de Formação na Educação Infantil. Na verdade tem -se quatro temáticas em discussão , portanto quatro cursos co-participativos com a contribuição teórica e prática dos formadores , dos coordenadores e professores da Educação Infantil das redes próprias e conveniadas! As temáticas complementam demandas das Proposições Curriculares da Educação Infantil e são:Leitura,escrita e oralidade, Sexualidade e gênero, Avaliação e Linguagem Digital( módulos 1 e 2)
    Até amanhã!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ei Joana, obrigada! Na quarta pretendo fazer o convite para o nosso grupo de formação para que este blog seja alimentado em sistema de cooperação entre as umeis e creches conveniadas.
      Muito bom você ter apresentado o projeto de formação da PBH.
      Abraços,

      Curtir

Deixe um comentário